Mário de Andrade e Cecília Meireles são grandes nomes da cultura poética brasileira, é algo que você provavelmente já sabe, o primeiro é um dos fundadores do modernismo brasileiro, já Cecília, além de jornalista e professora, é também poeta, seus trabalhos são fontes importantes para a cultura do pais.

Mesmo que você, não acompanhe, ou tenha o hábito de ler poesias, provavelmente, em algum momento já ouviu ao menos os nomes dessas pessoas, seja na televisão, no rádio ou em qualquer outro meio, quiça já escutou musicas inspiradas em suas poesias e não faz a menor ideia de que elas usufruíram dos trabalhos dessas mentes brilhantes.

A história do poema no Brasil começa a muito tempo atrás, na época em que as letras eram escritas de forma magistral. Conheça os grandes nomes das poesia clássica e dos poemas de cordel (considerados populares).

Castro Alves:

A história do primeiro poeta brasileiro está intimamente ligada com a escravidão, ganhou reconhecimento por seus versos em defesa da liberdade dos escravizados, o dia da poesia é comemorado na data de nascimento dele!

Livro: As espumas flutuantes – Gratuito

Os Escravos – Gratuito

“Em breve um modelo de camisa com algo relacionado a poesias de Castro Alves será lançado aqui”

Mário de Andrade:

Em 1922 ele lançou o livro Pauliceia desvariada, isso tornou-o autor responsável pela criação da poesia moderna brasileira. Mas assim como Cecília, Mário de Andrade tinha outras atividades no currículo, era fotógrafo, musicólogo e historiador.

Trabalhando como professor de música e colunista de jornal, ele lançou seu maior romance, “Macunaíma”. Além disso, enfrentava problemas com o governo brasileiro por conta de suas obras e poemas.

Livro: O melhor de Mario de Andrade

Livro: Pauliceia Desvairada

Livro: Amar, verbo intransitivo

Livro: Macunaíma

Algo recorrente, ainda nos dias atuais, diversos artistas enfrentam problemas e restrições artísticas por se posicionarem contra o governo.

Cecília Meireles:

Foi comprovadamente uma grande jornalista, escritora e poetisa brasileira, além de ser pintora nas horas vagas, carioca e órfã (perdeu os dois pais antes de completar 4 anos) , foi criada pela avó.

Segundo Cecília, as mortes na família trouxeram prejuízos materiais, mas ao mesmo tempo deram a ela desde pequena uma certa intimidade com a morte, ela contou em uma entrevista que o que mais marcou sua infância foi o silêncio é a solidão, mas que vê isso como algo positivo, pois foi assim que ela criou interesse pelos livros, era uma forma de escapar de sua realidade para muitas outras.

Seu primeiro livro foi lançando em 1919 com o nome de “Espectros”, suas obras são consideradas de literatura moderna, e a mais famosa é “Romanceiro da inconfidência” de 1953.

Livro sobre a vida de Cecília Meireles

Um estudo sobre suas obras

Carlos Drummond de Andrade:

Mineiro, nascido em Itabira, se formou em farmácia e fundou “A revista” com o objetivo de divulgar o modernismo brasileiro, em 1930 publicou sua primeira obra “Alguma poesia” e no mesmo ano na conferência “Poesia moderníssima do Brasil” realizada na faculdade de letras de Coimbra, ele teve a honra de ter seu poema recitado.

É considerado o poeta brasileiro mais influente do século XX, morreu 10 dias após a morte de sua filha única e deixou um vasto legado de grandes obras para o mundo.

Livros de Carlos Drummond de Andrade

Cora Coralina:

Foi uma das principais escritoras brasileiras, escreveu não só poemas, mas também contos e cordéis, seu primeiro livro foi publicado aos 76 anos de idade, jinga uma vida simples, viveu no interior e sua obra é rica em ensaios do cotidiano do interior de Goiás, ficou conhecida como a “poetisa do cotidiano”.

Livros de Cora Coralina

Antônio Alves da Silva:

Foi um romancista, saiam de suas mãos versos populares com traços de humor, esse também é outro grande autor que ficou órfão de pai e mãe é quase morreu afogado no rio Jacuípe, sendo salvo por uma mulher, esse evento foi retratado por ele como “drama da minha vida”.

Viveu uma vida simples e apesar de só ter cursado até a 3° série do primário, com muito esforço conseguiu se tornar um dos escritores mais importantes do Brasil.

Livros de Antônio Alves da Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s