Hoje em dia as lendas urbanas fazem parte do imaginário popular, difícil não encontrar uma pessoa que nunca tenha participado de uma rodinha de amigos com uma fogueira acessa, no meio da noite, ou mesmo na sala de casa, com as luzes apagadas.

Nessas rodas, a pessoa que conta a história normalmente fica com uma lanterna acesa, apontada para o rosto, com os olhos arregalados, a voz trêmula, dessa forma os relatos parecem ainda mais assustadores.

Alguns dizem que as lendas urbanas retratam acontecimentos reais, mas que são distorcidas, pois por não serem escritas são repassadas pelo famoso boca a boca, e acabam ganhando contornos fictícios ou literários (são distorcidas).

Mesmo muito presente na cultura popular, as pessoas ainda desconhecem a origem das lendas urbanas e suas características.

Como surgiu:

Os relatos da primeira lenda surge no ano em que Martin Luther Kink é assassinado, em 1964, época do regime ditatorial militar, onde há toque de recolher e a arte é censurada.

A coletânea de livros “The Vanishing Hitchhiker: American Urban Legends & Their Meanings”, foi lançada por Jan Harold Brunvand.

Características:

São escritas de forma narrativa, normalmente pequenas e bem estruturadas, em todos os contos existem supostas testemunhas dos acontecimentos, como forma de comprovar o que é narrado.

São contadas de forma dramática como se tivesse sido vivida pela pessoa que relata.

Primeira a surgir na internet:

A primeira história que surgiu na internet envolve o jogo “Pokémon”, o caso a seguir aconteceu no início dos anos 2000,

No caso, crianças japonesas que jogam “Pokémon Red & Green” adoecem e cometem suicídio.

A explicação para toda a tragédia seria a música que toca ao fundo quando o jogador visita o cemitério Pokémon, um lugar sóbrio supostamente as frequências altas das notas musicais, atordoavam e desorientavam as crianças que acabavam se jogando das janelas de suas casas em direção a morte.

Curtiu a matéria? Deixe seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s