A Inteligência Artificial (IA), é um serviço oferecido pela indústria da informática, também conhecida como Indústria 4.0, que tem como objetivo produzir máquinas com inteligência funcional, que sejam aplicadas no processo de manufatura, no caso do jornalismo, no processo de análise de dados e construção da notícia. O conceito engloba os campos de automação, tecnologia e controle da informação. Assim, a AI, desenvolveu-se e ganhou lugar como uma parte essencial no ramo da tecnologia. Associada a ela, existem pesquisas profundamente técnicas e com alto grau de especialização.
Então, a AI vem para realizar as mais diversas funções no interior das indústrias e empresas. Introduz computadores programados para apresentar determinados traços, visando realizar tarefas específicas, incluindo conhecimento, raciocínio, planejamento, solução de problemas, capacidade de manipular, percepção, aprendizagem, e além de tudo, pode também mover objetos.
Em resumo, cria-se uma máquina programada para ser inteligente e eficaz, com o conhecimento artificial necessário para escolher, entre as que foram pré-determinadas, a melhor opção para atuar naquela tarefa. Essa atividade se realiza através dos bancos de dados que são constantemente atualizados pelo próprio sistema. Dessa forma, pode-se afirmar que o banco de dados é a base do “aprendizado” da máquina, que complexifica suas funções a cada nova atualização realizada pelo sistema, por conta do alto volume de dados que a IA consegue gerenciar, o jornalismo de dados tem sido pioneiro em sua implementação.

INTERFERÊNCIA DA IA NO JORNALISMO:

O fazer jornalismo de 2018 já não é igual ao do início do século, a busca por audiência, as inovações tecnológicas, proporcionadas pela inteligência artificial, responsável por diversas inovações entre a construção e a divulgação da notícia, softwares capazes de analisar dados, escrever e organizar notícias numa velocidade e quantidade superior à capacidade de qualquer humano, ditam um novo rumo para o jornalista.
Pode-se dizer que vive-se hoje o início de um processo de automatização do jornalismo, com diversas mídias inserindo “robôs de notícia” em seus meios comunicativos, o Washington Post cobriu a corrida eleitoral americana através de sua ferramenta Heliograf, um programa de análise de dados que ajudou jornalistas especializados em política a fazerem seu trabalho, algo que até poucos anos era inconcebível.
A introdução da inteligência artificial no sector de notícias tem como objetivo melhorar a produção de notícias, para Zohar Dayan co-fundador da plataforma de vídeo gerenciada por uma IA, Wibbitz. “Vimos uma enorme mudança, uma evolução no mercado com muito maior aceitação para a IA como uma ferramenta de recomendação, AI que escreve artigos a partir de dados, infografias geradas automaticamente usando feeds de dados e, no nosso caso, conteúdos de vídeo automaticamente produzidos”.

A IA abrange também o ponto de debate sobre as fake News, uma startup americana produziu um algoritmo que produz as notícias de forma imparcial, com três versões diferentes, crítica, neutra e positiva. As notícias são revistas por editores humanos que têm o trabalho de contextualizar e deixar a leitura mais agradável. Esse software atribui maior confiabilidade a notícias de meios jornalísticos renomados e reconhecidos.

IMPACTOS DA IA NO MERCADO:

Um dos maiores efeitos advindos do surgimento da Indústria 4.0 é uma mudança, já visível atualmente, e que tem o potencial de crescer ainda mais, afetando o mercado como um todo. Expressa-se, então, através da criação de novos modelos de negócios. Em um mercado com exigências crescentes, diversas empresas já oferecem a possibilidade e procuram adicionar ao produto final, as necessidades e preferências particulares de cada cliente. A customização prévia do produto, de acordo com as necessidades dos consumidores, é uma tendência em desenvolvimento para ser incluída como uma variável adicional no processo de manufatura. Porém, isso não é problema quando se trata das fábricas inteligentes, que serão completamente capacitadas para oferecer a cada cliente, um produto adaptado e personalizado.

Vídeo sobre Inteligência artificial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s