O artesanato baiano é retratado em uma publicação lançada na última segunda-feira, 10 de novembro, no Senac Pelourinho, em Salvador. Intitulado “A iconografia pelo olhar do Artesão”, o livro que tem realização do Sebrae e Sistema Faeb/Senar recria a Bahia através dos olhares e fazeres de artesãos de oito destinos turísticos.

Quatro eixos temáticos organizam as referências que norteiam e revelam a diversidade e a riqueza do artesanato baiano na obra: Terra de Fé, Terra Mãe, Terra de Histórias e Terra de Sabores. Na publicação, a colaboração dos artesãos reforça as expressões da diversidade religiosa, as riquezas do território, a história, as manifestações culturais e as cores e os sabores das receitas que formam a cultura baiana.

Durante o evento de lançamento, a gestora do projeto de Artesanato do Sebrae Bahia, Tatiana Martins, reforçou a importância de valorizar o artesanato do estado, referência para todo o Brasil pela sua diversidade. Ela aproveitou para agradecer aos parceiros e aos artesãos pelo trabalho realizado.

“Tivemos a oportunidade de registrar esse trabalho que tem transversalidade com o turismo e a gastronomia. Gostaria de agradecer e dar parabéns a essa turma de artesãos que, cada vez mais, nos orgulha não só por seus produtos, mas pelo seu profissionalismo, empreendedorismo e empenho”, afirmou.

Os oito destinos turísticos retratados nesta edição estão representados por Salvador e Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento, Portal do Sertão e Sertão do São Francisco, todos com as mais diversas expressões do artesanato, que vão dos bordados em Redendepe (termo empregado pelas bordadeiras do município de Inhambupe para indicar o bordado em redendê), até as típicas cerâmicas de Maragopinho, considerado o maior polo da América Latina, com mais de 100 olarias em funcionamento.

Tradição

A importância de reconhecer a história secular do artesanato baiano se mostra através da tradição passada de geração em geração. É o caso da rendeira Dinoélia Trindade, que afirma ter aprendido a arte ainda quando criança, na cidade de Saubara, e decidiu seguir os passos dos seus familiares mais antigos.

“Este livro é o reconhecimento de uma história que é importante para preservada. Nós, que trabalhamos com o artesanato tradicional, sabemos das reais dificuldades de dar continuidade para que a arte não morra”, declara.

A artesã completa que, para preservar a tradição, ela deixou o mercado de trabalho tradicional para se dedicar à renda, garantindo a continuidade da tradição familiar.

“Por um tempo, saí da atividade, fui trabalhar em outras funções, mas senti a necessidade de preservar a arte na família. Voltei porque minha mãe criou os filhos dela através da renda e conheceu muitos lugares que jamais teria condições de conhecer, mas a arte conduziu. Me senti no compromisso de dar continuidade e não deixar essa arte morrer”, conclui.

Quem também compartilha dessa paixão pela renda é a artesã Maria do Carmo Amorim, do município Saubara. Ela relata a luta para manter viva a tradição, passando a arte para as novas gerações.

“Quando as pessoas pensam que o trabalho da gente vai acabar, temos a força de vontade de colocar ele para frente. É muito importante ter esse reconhecimento”, declara, garantindo que a renda de bilro de Saubara é o ‘DNA’ desse tipo de trabalho no Brasil.

Brasil Original

Para garantir que o trabalho produzido pelos artesãos da Bahia chegue às mãos do consumidor final, o Sebrae promove, pela sétima vez, o showroom Brasil Original. O público poderá conferir e adquirir as peças no piso L4-Leste do Shopping Barra, em Salvador.

Ao todo, são 80 unidades produtivas de diversas regiões da Bahia apresentando seus produtos até o dia 31 de dezembro de 2018, no mesmo horário de funcionamento das lojas do centro de compras.

Serviço

Showroom Brasil Original

Quando: até 31 de dezembro de 2018

Onde: Shopping Barra (Piso L4-Leste)

Horário: o mesmo das lojas do shopping

Por: ASN / Igor Leonardo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s