A ciência possui uma vasta historia, que não se limita apenas ao campo da medicina, mas que se espalha por diversas outras áreas, é composta por diversos cérebros que foram responsáveis por criar momentos que revolucionaram suas áreas por completo, e que servem para demonstrar a importância de grandes científicos para a humanidade, um destes era Isaac Newton.

No inicio de 1969, o matemático Johann Bernoulli desafiou a Royal Society (alta sociedade cientifica de Londres) a resolver dois grandes problemas científicos, a quem conseguisse o feito seria garantido um livro como prêmio, os participantes, considerados grandes mentes da época, tiveram 6 meses para resolver as questões, mas sem êxito.

Newton foi chamado, e um dia depois entregou a Bernoulli uma carta com a solução. O primeiro problema consistia em encontrar a curva ”Braquistócrona”  (curva de descida) mais rápida, e o segundo tinha por objetivo encontrar a equação que determinava que se uma linha é desenhada a partir de um dado ponto O que corta a curva em P e em Q – então OP ‘+ OQ’ é constante.

Então a chamada ”Curva Braquistócrona” serve para determinar qual a curvatura de descida mais rápida para que um determinado objeto alcance um ponto final sob a ação da gravidade, a curvatura determina que mesmo um percurso longo pode ser mais rápido que um percurso curto.

A obra de Isaac Newton possibilitou o desenvolvimento da área de Biomatemática, que se dedica a cálculos de variações, que, por exemplo, podem tratar problemas de otimizações em redes de distribuição de energia, onde a eficiência é necessária. A descoberta também possibilitou o desenvolvimento do cálculo variacional.

Demonstração:

Brachistochrone.gif
By Robert ferréol – ordinateur de robert ferréol, Public Domain, Link

Anúncios