Ao falar por meio de live no Facebook com as pouco mais de 630 pessoas que o assistiam, as 19h desta terça 15/11, o governador da Bahia abordou o tema da falta de segurança publica no Ceará e justificou o envio de 100 policiais baianos sem autorização do governo federal para o estado nordestino de Ciro Gomes como uma união do nordeste em favor da paz, das famílias, da segurança e contra a bandidagem.

Apesar da primeira falta de contato com o Governo Federal, Rui Costa garantiu que trabalhará lado a lado ao Congresso Nacional para elevar o rigor das punições sobre assassinatos. Ainda segundo o governador, no ano de 2017 62% dos presos em flagrante por porte de arma de fogo foram soltos em 24h. Rui disse que há a sensação dos policiais estarem ”enxugando gelo”.

O governador aproveitou para anunciar um ”consorcio” entre os estados do nordeste, para assegurar que haverá ajuda conjunta em diversas áreas e principalmente a de segurança publica. Mas não explicou como isso irá funcionar na prática.

{ecde1a8b-5b2b-dce1-8b04-1d400ab8ecee}

Ponte Ilhéus – Pontal:

Prevista para ser entregue em agosto, Rui Costa disse que terá uma reunião semana que vem com a empresa responsável pela construção, a intenção é antecipar o prazo de entrega. Segundo Rui, as obras também entregarão um novo sistema viário para Ilhéus; ”A ponte será o novo cartão postal da Bahia, não tenho dúvidas”, completa.

A consulta publica sobre a ponte será publicada num prazo de 60 dias. Na live, Ruí aproveitou para explicar o que é consulta publica ”O Estado antes de licitar obras de grande porte precisa publicar o projeto para que qualquer pessoa tenha acesso aos valores e saiba do que se trata, critique, dê sugestões, é útil até para conseguir investimentos”, completou.

A ponte irá ligar o centro de Ilhéus ao Sul do estado, pela BA-001, na região da Praia do Cristo e Morro de Pernambuco.

VLT_em_Salvador_(6033093721).jpg

VLT Bahia:

Rui disse que buscou responder as requisições do Tribunal de Contas do Estado para inciar as obras do VLT de Salvador o mais rápido possível.

Concurso Público:

Será publicado amanhã 16/01 no diário oficial, uma lista com os nomes dos 2088 professores que passaram no concurso para lecionar pelo estado na Bahia, na lista será possível saber onde cada um irá atuar. O governador aproveitou para dar as boas vindas aos novos servidores ”Em nome do povo da Bahia, quero desejar a cada um de vocês boas vindas e espero que entrem no serviço publico com todo o gás, transformando para melhor nossa educação”, finalizou.

Quanto as vagas de coordenadores pedagógicos, nem todas foram preenchidas, das 598 pessoas que foram aprovadas apenas 200 serão convocadas, pois o estado está no ”limite prudencial” que é quando o custo de pessoal ultrapassa o índice da lei federal de 46,17% dos gastos com quadro de funcionários, “Essa lei é para evitar que os governadores tenham gasto em demasia com pessoal, nós somos obrigados a cumprir. A Bahia gasta atualmente 47,46% e por conta disso as contratações de pessoal ficam limitadas”, explicou Rui.

Apesar da lei proibir a contratação por conta da porcentagem de gastos com pessoal, o Tribunal de Contas do Estado através de uma consulta feita pelo governador permitiu a contratação apenas para reposição de funcionários ”As contratações foram feitas para substituir o pessoal”, disse Rui.

Os novos professores contratados atuarão nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) espalhados pela capital baiana e por outros 26 municípios do estado.

Se preferir, confira a live completa aqui:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s