O dia 27 de janeiro foi escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas foi a data escolhida para relembrar as vítimas do holocausto, mas essa data não foi por acaso, trata-se que no dia 27 de janeiro de 1945 o principal campo de concentração, Auschwitz, localizado na Polônia, libertou através das tropas soviéticas milhares de judeus que aguardavam a morte certa.

Cada ano tem um tema diferente, mas voltado para o holocausto, o desse ano é “Recordação do Holocausto: Exija e Defenda Seus Direitos Humanos”.

Segundo dados do senso (IBGE 2010), o Brasil possui a segunda comunidade judaica da América Latina e 11º do mundo, são aproximadamente 10.000 judeus vivendo no país. A maior comunidade se encontra na cidade de São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro .

Atualmente alguns campos de concentração são abertos para visitação, como forma de conscientizar a população sobre essa época de intolerância e perseguição. E mesmo com toda a acompanha de conscientização, é possível encontrar pessoas antissemitas no Brasil, sobretudo na internet, casos de antissemitismo podem ser denunciados no site da FIERJ.

Confira imagens referentes ao holocausto:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s