Hoje 31/01, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no Twitter que no ano de 2018 os casos de violência e assassinatos aumentam 33% no México, onde o número de mortos aumentou para aproximadamente 33 mil, sendo esses fatores decisivos para o aumento da violência na fronteira e em todo os estados americanos, “A crise humanitária é pior que no Afeganistão. O muro está sendo erguido”, completa.

Donald Trump tenta cumprir uma promessa de campanha, na qual fecharia toda a fronteira sul com o México, sua proposta tem levado a embates ideológicos com políticos da oposição, os quais acreditam que o problema da violência, desemprego, drogas e imigrantes ilegais não seriam resolvidos apenas fechando as fronteiras terrestres, visto que muitos imigrantes chegam por avião, portos ou locais ilegais.

Há ainda o embate sobre os EUA serem um país democrático e livre. Toda essa situação levou ao fechamento parcial das atividades do governo em 22 de dezembro de 2018, com as atividades e pagamentos sendo retomados após 35 dias, no que se tornou a maior paralização da história americana.

O presidente solicita uma verba de aproximadamente 6 bilhões de dólares para construir o muro e não descarta novas paralisações a partir do dia 15 de fevereiro desse ano. Segundo relatório do Escritório de Orçamentos do Congresso (CBO), a paralização parcial dos EUA custou até o momento um prejuízo irrecuperável de 11 bilhões de dólares.

Confira o tuíte:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s