Com o advento da fotografia móvel e o aumento da qualidade das câmeras embutidas nos smartphones, tirar foto ficou mais fácil, simples, rápido e prático. Mesmo assim é sempre possível melhorar, aprender truques novos e até mesmo vender fotos para grandes empresas e sites especializados. Pensando nisso o Ler Agora selecionou 6 aplicativos que podem te ajudar a seguir um caminho próximo a fotografia profissional.

PARA FOTOGRAFAR

Em smartphones top de linha, que são equipados com duas ou mais câmeras, já é possível desfocar o fundo e alterar entre primeiro e segundo plano das fotografias, como na foto acima.

Mas a maioria dos smartphones não suportam essa tecnologia nativamente, para isso é necessário instalar apps de câmera que simulam o alcance focal da lente, criando um efeito muito próximo ao desfoque real. Para Android há o “Bacon câmera“, o app é gratuito, conta com opções diversas capazes de simular uma câmera DSLR e oferece a opção de desfocar o objeto em primeiro ou segundo plano e definir a velocidade do obturador (tempo de exposição da foto). Quem tem dispositivos IOS, pode baixar o DSLR Câmera, desenvolvido por Fulvio Scichilone, custa R$1,90, o app conta com as mesmas opções.

PARA EDITAR FOTOS

Há ainda os apps responsáveis pela melhoria das fotos na pós-edição, a foto pode até sair boa, mas sempre é possível melhorar o aspecto das cores, contraste, nível do brilho ou aumentar e diminuir a nitidez. Tudo depende da intenção do fotógrafo.

Mesma foto, em cima (depois) embaixo (antes) da pós edição.

Para isso é necessário baixar o app Snapseed, desenvolvido pelo Google, é gratuito. Usuários do IOS podem baixar o enlight, opção paga, mas completa, simples e funcional.

COMPARTILHAR E VENDER FOTOS

Se a foto ficou muito boa e você acha que alguma empresa ou pessoa pode se interessar e comprar, baixe o 500PX e o FOAP. Algumas regras devem ser observadas antes de publicar uma foto para venda, se for em espaço privado é necessário ter uma autorização da administração do lugar, se o rosto de uma pessoa é facilmente reconhecido, é necessário ter a autorização de uso de imagem, ou o risco de receber um processo é alto. Essas redes também permitem aos usuários compartilhar seus trabalhos, criar álbuns e compartilhá-los com possíveis clientes.

500PX: Android / IOS

FOAP: Android / IOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s