A proposta da reforma previdenciária foi levada para o Congresso Nacional no dia 20/02, por Bolsonaro, que destacou o projeto como uma oportunidade de garantir que todas as gerações futuras possam receber aposentadoria. Na reforma, mulheres se aposentarão com 62 anos e homens com 65 e terão de contribuir com 40 anos ao INSS para receber com salário integral, se a contribuição for de 20 anos, recebe 60%. Atualmente o período de contribuição é de 15 anos.

Confira o pronunciamento de Bolsonaro:

Segundo o ministro Paulo Guedes, em entrevista a TV Brasil, a nova previdência reduz fraudes, privilégios e desigualdades. “Os que já estão aposentados não são atingidos em absolutamente nada, para os demais é tudo gradual”, declarou.

Mourão, o vice-presidente do Brasil, em publicação na sua conta do twitter, declarou que a previdência atual funciona como uma pirâmide financeira, “os que chegarem lá mais cedo vão ter suas aposentadorias e os mais jovens trabalharão sem jamais se aposentar“. O vice-presidente também demonstrou otimismo ao dizer que confia no congresso para reverter esse quadro.

O outro lado

Para Gleisi, presidente do PT, a previdência não combate os privilégios e abre caminho para a previdência privada, “só agrada ao mercado financeiro”, “diminui o valor da aposentadoria das mulheres e as pensões de viúvos e órfãos”, completou. Segundo a presidente do PT, a reforma previdenciária é um ataque “brutal” a classe trabalhadora.

De acordo com Marcelo Freixo (PSOL), o novo sistema de previdência beneficia os banqueiros em detrimento dos pobres, ameaçando as condições de sobrevivência das classes mais baixas da população , “Veja só: de um lado, mexeu no benefício pago a idosos em situação de miséria. Do outro, apelou a uma artimanha p facilitar a capitalização. Os bancos agradecem, vão ganhar muito dinheiro às custas dos brasileiros“, declarou em sua conta em rede social.

Na visão de Humberto Costa, senador pelo PT, é imoral conceder benéfico de R$ 400 para mulher pobre de 60 anos enquanto as filhas dos militares podem receber pensões de até R$ 20 mil por mês, “são 6 bilhões por ano gastos com filhas de militares, é uma mamata”, diz.

O perfil do Governo do Brasil divulgou um vídeo nas redes sociais, sobre a proposta da nova previdência:

Anúncios