Uma parceria entre as secretarias do Turismo (Setur) e de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), já a partir do Carnaval, foi discutida entre os titulares das duas pastas, Fausto Franco e Julieta Palmeira, respectivamente, durante reunião realizada na sede da Setur, nesta segunda-feira (25). A primeira ação definida visa a enfrentar o assédio às mulheres durante o Carnaval.
“É o primeiro Carnaval em que o assédio deixa de ser enfrentado com uma advertência para ser até punido com prisão. Por isso, temos de fazer grandes esforços para combatê-lo e, neste sentido, as ações de prevenção nos receptivos turísticos são fundamentais”, explicou Julieta Palmeira.
Uma das propostas é que se observe mais atentamente as possibilidades de turismo sexual, principalmente na rede hoteleira, onde os riscos de sequestro são grandes. Outra linha de ação é a informação preventiva nos postos e serviços de atendimento ao turista para a proteção à mulher.
Atento às sugestões, Fausto Franco disse que o estreitamento da parceria entre secretarias é ótimo caminho para enfrentar os desafios de cada setor. “Essa proximidade do Turismo com a Cultura, Segurança Pública, Saúde e a Secretaria de Políticas para as Mulheres torna as ações de governo muito mais eficazes”, afirmou.
O subsecretário do Turismo, Benedito Braga, destacou a importância da interação entre as secretarias, como propõe o governador Rui Costa. “A transversalidade faz com que o governo responda às demandas com maior agilidade, como é a expectativa da sociedade baiana”.
Julieta Palmeira aproveitou o encontro para convidar os dirigentes da Setur a ver a saída do Trio Respeite as Minas, usado na campanha contra o assédio às mulheres no Carnaval e anunciou projetos para o futuro, como a possível retomada do Jam no MAM com as Minas, “que é interessante para as Mulheres, o Turismo e a Cultura”, disse. A ideia central é dar seguimento às ações após o Carnaval.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s