No dia 14 de fevereiro, 44 policiais indianos foram mortos em ataque suicida em carro bomba, na Caxemira indiana. O grupo terrorista Jaish-e-Mohammad, de vertente islâmica, reivindicou a autoria do ataque, o grupo deseja quentíssimo a região em questão seja anexada ao Paquistão. O governo indiano retaliou na noite de ontem as forças do Paquistão, “por não terem agido para combater o grupo terrorista”. O Paquistão informou que não houve baixas, apenas algumas construções destruídas.

Hoje (27), o General e porta-voz dos militares do Paquistão, Asif Ghafoor, informou pelo Twitter que foram abatidos pela manhã, no território ocupado pelo Paquistão, na Caxemira, 2 aviões da Índia, um dos pilotos indianos foi preso no solo. Já a Índia diz que abateu um avião do Paquistão e nega que seus jatos tenham sido alvejados. Segundo reportagem do anexo, ao menos 4 pessoas civis morreram em trocas de tiros entre as forças de segurança dos dois países.

Fonte do mapa: Biblioteca do congresso dos EUA.

Os dois países possuem armas nucleares e disputam o território da região da Caxemira desde 1947, após o fim do domínio britânico, a Índia (Hindus) foi dividida em duas nações, daí surgiu o Paquistão (Mulçumanos). Por conta da nuclearização, a comunidade internacional teme o acirramento das tensões e consequentemente uma guerra nuclear. Os outros países com capacidade militar são Estados Unidos, China, Inglaterra, França, Israel e Rússia. Segundo matéria produzida pela BBC Brasil, a região já passou por 3 guerras e a independência do domínio britânico causou o êxodo de aproximadamente 12 milhões de pessoas entre os dois países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s