O premiado filme infantojuvenil “Sobre Rodas”, de Mauro D`addio, estreia nesta quinta, 14/3, em 18 cidades do Brasil, Com classificação indicativa livre, o longa aborda temas como acessibilidade, inclusão, primeiro amor e amizade.

Eleito o melhor filme no TIFF Kids – Festival de Toronto (Canadá), no Chicago International Children’s Film Festival (EUA) e na Mostra Geração, no Festival do Rio. “Sobre Rodas” – conta a história de Lucas (Cauã Martins), de 13 anos, que volta a escola depois de um acidente que o deixou sem movimento nas pernas.

Lá, ele conhece Laís (Lara Boldorini), também com 13 anos, e juntos partem por estradas de terra interioranas – em busca do pai que a menina nunca conheceu. Nesta aventura eles acabam conhecendo um ao outro.

“O filme nasceu de um desejo de movimento, de viagem, de navegar a vida e descobrir o mundo. Queria contar a história desse momento de passagem da infância para a adolescência, esse momento belo e tumultuado de nossas vidas, quando saímos da ‘concha’, fazemos amigos, nos apaixonamos”, conta Mauro, que também assina o roteiro.

Produzido pela Klaxon Cultura Audiovisual e Hora Mágica Filmes e distribuído nos cinemas pela própria Klaxon Cultura Audiovisual, “Sobre Rodas” já foi selecionado para mais de 20 festivais ao redor do mundo e lançado na Romênia e na Bélgica. No Brasil, o filme foi exibido nas mostras infantojuvenis dos festivais de Gramado, Rio, Brasília, CineBH, Tiradentes, Panorama Coisa de Cinema e FICI.

O filme estreia nesta quinta, 14 de março, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Londrina e Santos, “Sobre Rodas” – primeiro longa de Mauro D`Addio.

Já as cidades de João Pessoa, Natal, Teresina, Fortaleza, Ribeirão Preto, Jundiaí, São José do Rio Preto, e Campinas, através de uma parceria com Cinépolis, recebem uma sessão especial do filme no dia 16 de março às 10h.

Confira a entrevista com o diretor e roteirista do filme, Mauro D`addio:

Como surgiu a ideia do “Sobre Rodas”?

Sobre Rodas nasce desse desejo de movimento, de viagem, de navegar a vida e descobrir o mundo. Queria contar a história desse momento de passagem da infância para a adolescência, esse momento belo e tumultuado de nossas vidas, quando saímos da “concha”, fazemos amigos, nos apaixonamos…

Fale um pouco do processo de criação do filme?

A criação, para mim, é sempre um processo muito intenso, de imersão e trabalho, passo a pensar, respirar o tema, os personagens, as possibilidades, é um processo de encantamento com uma história, aí as peças começam a se encaixar e fazer sentido, tudo sempre guiado por muita pesquisa, conversas, trocas e amadurecimentos.

Alguns dos seus projetos anteriores já envolviam a temática infantojuvenil. O que te levou a se envolver com estes temas?

Sinto que nossa sociedade menospreza muito a força de nossa infância e juventude, suas potencialidades e singularidades. Creio ser fundamental pensarmos que nossas crianças são seres plenos, inteligentes, com demandas próprias, problemas, desejos, sonhos e desafios. É muito importante criarmos conteúdos de qualidade, que sejam capaz de ajudá-los nesse entendimento do mundo e de seu lugar nele. Um entendimento que acolha a diversidade e singularidade de cada um, que os auxilie na sua formação cidadã e, portanto, no nosso futuro.

Considero que trabalhar com e para o público infantojuvenil é uma tarefa linda e quem o faz com responsabilidade e afeto, constrói um presente de potências e um futuro de muitas possibilidades.

Qual a expectativa de lançar o primeiro longa?

Estou muito feliz em lançar o filme no Brasil. Ele já foi lançado na Romênia e na Bélgica, e já fui para diversos países com o filme, acompanhando uma linda acolhida com plateias infantojuvenis de países como Canadá, EUA, Alemanha, Chile, Polônia, etc. A razão de ser de um filme é chegar no público e o cinema é meu templo, considero que o cinema é um espaço de sonhos e trocas, além de um ambiente de socialização. Por tudo isso, é especial que o filme chegue no público brasileiro, tenho visto plateias lindas em festivais, são crianças, jovens, mães, pais, educadores, muita gente tocada pela experiência de ver o filme no cinema. Creio ser fundamental este trabalho de formação de público e Sobre Rodas é um filme especial neste sentido, poucas produções trazem uma proposta similar, considero uma ótima oportunidade para um público infantojuvenil assistir um filme brasileiro na telona e viverem um momento único na sala de cinema. Quem não lembra do filme que viu no cinema aos treze anos? Aquele cinema com o crush, com os amigos, com a família, é algo que marca para a vida toda.

Conta pra gente como foi a escolha do elenco e dos locais de filmagem?

A escolha de elenco foi um processo longo, testamos cerca de 260 pré-adolescentes para selecionar os quatro que integram o elenco principal e de apoio. Passamos por agências, escolas públicas e particulares, escolas de teatro, tudo para achar as pessoas certas. Depois fizemos um processo de um mês de preparação de elenco com a Ariela Goldman e colaboradores. Sou muito grato por termos encontrado a Lara e o Cauã, eles trouxeram uma força de vida única para os personagens e encheram o set com uma vibração só deles e muito especial.

Passamos meses viajando pelo interior de São Paulo em busca da cidade para filmarmos, tínhamos limitações orçamentárias então não podíamos filmar muito longe, até que encontramos Monte Alegre do Sul, estávamos quase definindo uma cidade próxima de lá, mas resolvi, por indicação de uma amiga, passar lá para ver, era fim de tarde, quase não dava para ver as estradas, mas na hora me apaixonei pela cidade e por lá ficamos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s