A estudante de jornalismo christinny Garibaldi, publicou nessa segunda-feira (15), no Twitter, uma Thread da linha do tempo da construção e história da Catedral de Notre-Dame. “ ficava exposta no interior da catedral. As fotos são minhas e de 2 meses atrás. Não estão tão boas, pois fotografei só para reler, mas com um zoom do celular dá pra ler a coluna em espanhol”, escreveu.

O conteúdo está em espanhol, por conta disso, o Ler Agora traduziu as informações:

Notre-Dame de Paris é a Catedral Gótica por excelência. Deixa no ar uma forte impressão do desafio que constitui sua arquitetura da segunda metade do século XII, no coração de uma cidade elevada então ao posto de capital do reino da França.

A Catedral é fruto de uma larga história, dividida por etapas de uma obra de construção, que não tem nada de linear, desde os anos de 1160 até meados do século XII (12). As consideráveis transformações sofridas depois, até metade do século XIV (14) a transformaram no arquétipo da igreja gótica. Constituída com imensas vidraças, mantida em equilíbrio por um sistema de contrafortes aracnídeos. Foi essa imagem que prevaleceu até os nossos dias e que fazem dela antes de tudo um patrimônio da humanidade.

Anúncios