Responsáveis por zelar pela constituição que garante acesso livre a informação pela população, Dias Toffoli e colegas do STF, prorrogaram o inquérito por 90 dias

Nesta terça-feira (16), a Procuradoria Geral da República (PGR), através de Raquel Dodge indeferiu pelo arquivamento do inquérito orquestrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Alexandre de Moraes, no qual a Polícia Federal investiga possíveis ataques e divulgação de fake news contra o Supremo.

No início da tarde, Moraes através de documento, decidiu que não seguirá a decisão da PGR e manterá as investigações. Sem apresentar provas, o ministro, com autorização de Toffoli, presidente do STF, censurou a reportagem da revista Crusoé, “O amigo do amigo de meu pai”, que por outro lado é baseada em documentos oriundos da Lava-Jato, em delação, Marcelo Odebrecht “acusa” Toffoli de estar envolvido em corrupção. O site O Antagonista também foi censurado. Sob multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Para instaurar o inquérito, o STF usou a Lei de Segurança Nacional, datada de 1983. Segundo Moraes, os investigados podem ser enquadrados nos artigos 18, 22, 23 e 26, da lei da época da ditadura. Segundo esses artigos é crime “caluniar” ou incitar violência contra qualquer um dos três poderes. Os ministros não deixaram claro quais seriam essas “ameaças ou calúnias”.

Vale lembrar que o Blog de Marcelo Auler, o qual publicou uma série de informações sobre a operação Lava-jato, foi censurado anteriormente, pela própria lava-jato de Curitiba.

IMPEACHMENT NO SUPREMO

O Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), informou ao Estadão que pretende protocolar o impeachment de Toffoli e Moraes, de acordo com o parlamentar, os pedidos terão como argumento a tese de que houve crime de responsabilidade através de abuso de poder na abertura do inquérito, determinada por Toffoli, e nas buscas feitas pela Polícia Federal e bloqueio de redes sociais, determinadas por Moraes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s