Foi oficializado formalmente o apoio do Estados Unidos à entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nesta quinta-feira (23), durante reunião do Clube de Paris.

O processo de efetivação do Brasil no “Clube dos países ricos” poderá levar entre dois e cinco anos, pois depende da aprovação dos países europeus.

No início de 2019, o presidente americano, Donald Trump, prometeu ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que apoiaria a entrada do Brasil na OCDE.

Promessa cumprida.

Bolsonaro declarou que, “na reunião ministerial da OCDE que ocorre hoje em Paris, os EUA reafirmaram seu apoio ao ingresso do Brasil na Organização. Atualmente, todos os 36 membros da OCDE apoiam a nossa entrada, fruto da confiança no novo Brasil que estamos construindo, mais livre, aberto e justo”.

O QUE É A OCDE?

A organização foi criada em 1960 para promover políticas econômicas, conectar governos e indústrias. Atualmente 36 países fazem parte da associação, dentre eles, Estados Unidos, México, Chile, Portugal, Espanha, Grécia, Israel, Japão, Turquia e outros.

Anúncios