O pesquisador Stephen M. Walt escreveu um artigo para o Foreing Policy sobre o aumento da devastação da Floresta Amazônica, nesta terça-feira (6). O texto, intitulado de “Quem vai invadir o Brasil para salvar a Amazônia?”, sugere que é uma “questão de tempo” para que outros países invadam o Brasil com a desculpa de proteger o meio ambiente.

O editorial ressalta que as potências europeias têm, nos últimos anos, colocado a questão ambiental como assunto prioritário em seus governos, a tal ponto que pode interferir em relações comerciais e diplomáticas com outros países. Então, para o pesquisador, os países estrangeiros interessados poderiam fazer uso da força militar para proteger a floresta do governo do presidente Jair Bolsonaro.

“A questão, entretanto, é até que ponto a comunidade internacional estaria disposta a chegar para prevenir, alterar ou reverter ações que podem causar um dano imenso e irreparável ao clima do qual todos os humanos dependem?”.

Nas últimas semanas, Bolsonaro vem afirmando que existe um movimento internacional que visa retirar o controle do Brasil sobre a floresta Amazônica, o artigo em questão reforça a tese do presidente.

Anúncios