A embaixada da Alemanha no Brasil publicou vídeo informativo no Facebook, nesta quinta-feira (15), para responder as críticas do presidente Jair Bolsonaro sobre o país germânico ter desmatado suas florestas. “A área das florestas alemãs cresceu em mais de um milhão de hectares nos últimos 50 anos”.

O vídeo mostra dezenas de imagens de diferentes florestas e áreas de preservação abertas ao público, que “abrigam especies de animais raras, como o lince, o gato-bravo e o morcego-negro”. Segundo a embaixada, a Alemanha é um dos países mais densamente florestados do continente europeu.

Segundo informações de Deutschland existem 90 bilhões de árvores na Alemanha, cobrindo uma área total de 11 milhões de hectares – a Amazônia tem cerca de 25 milhões de hectares -, 76 espécies de árvores e 1.215 espécies de plantas. Por outro lado, 76 milhões de metros cúbicos de madeira são derrubados anualmente, contra 122 milhões de metros cúbicos que crescem por ano no país.

Vale ressaltar que, metade das florestas primárias do mundo foram desmatadas até o momento de publicação desta matéria e de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 99,7% da área verde da Europa Ocidental foi perdida ao longo dos séculos.

Confira o vídeo na íntegra:

Anúncios