Apoio à democracia cresce a 75% e bate recorde, aponta Datafolha

 Apoio à democracia cresce a 75% e bate recorde, aponta Datafolha

O apoio da população ao regime democrático cresceu para 75% e bateu o recorde histórico, aponta uma pesquisa do Instituto Datafolha. O país enfrenta crise política, financeira e de saúde, além das ações anti-isolamento do presidente Jair Bolsonaro e as ameaças contra as instituições.

Por outro lado, das 2.016 pessoas ouvidas, 10% disseram apoiar a volta do regime ditatorial em algumas ocasiões.

Na pesquisa realizada em dezembro do ano passado, 62% das pessoas tinham dito que apoiam o regime democrático, 12% que apoiam uma eventual volta da ditadura e 22% não se importavam com o regime vigente. Este último dado caiu para 12% na nova pesquisa.

A pesquisa também questionou como o população vê a possibilidade de controle das redes sociais pelo governo, 64% se disseram contra, e 33% de acordo.

Neste momento, tramita no Senado um projeto de lei das “fake news“, que coloca o usuário comum no centro de uma vigilância massiva e rasga a presunção de inocência, digna de regimes totalitários, como noticiamos em primeira mão.

Tiago Lopes

Sou Jornalista, formado no início de 2020. Mantenho o Ler Agora desde dezembro de 2018. Escrevo sobre política. Me siga no Twitter: @tiagolopes_jorn

Outras Notícias

Criado por: Inove Criações