Coalizão Negra vai protocolar pedido de impeachment contra Bolsonaro

 Coalizão Negra vai protocolar pedido de impeachment contra Bolsonaro
Digiqole ad

A Coalizão Negra por Direitos vai apresentar, na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O documento deve ser entregue nesta quarta-feira (12).

O documento é assinado por cerca de 600 entidades, lideranças e inúmeras personalidades, como Hélio Santos, Chico Buarque, Nando Reis, Emicida e Douglas Belchior. A coalizão justificativa o pedido “pelos crimes de responsabilidade por ele [Bolsonaro] praticados e de como estes agravam a política de genocídio contra a população negra”.

“Nosso pedido de impedimento aponta como crimes de responsabilidade práticas do presidente Jair Bolsonaro que atentam, objetivamente, contra a vida da população negra e suas comunidades”, diz o texto.

Segundo o documento divulgado pelo grupo, “a denúncia também acusa o Presidente Jair Bolsonaro por violar o art. 7º da Lei 1.079/50 em decorrência dos atos parar cercear os direitos políticos por gerar suspeita ao sistema eleitoral vigente, aos ataques aos direitos constitucionais de acesso à informação e liberdade de expressão, das ações para extermínio e vulnerabilização, especificamente, das comunidades quilombolas, e aos atos que incitam discriminação racial e religiosa, conforme estabelecido pelo art. 22, II da Lei 7.170/83 ao qual se refere o art. 8º, inciso 4 da Lei dos Crimes de
Responsabilidade”.

Baixe o documento na íntegra aqui (PDF).

Tiago Lopes

Sou Jornalista, formado no início de 2020. Mantenho o Ler Agora desde dezembro de 2018. Escrevo sobre política. Siga no Twitter: @tiagolopes_jorn

Outras Notícias

Criado por: Inove Criações