Municípios levam 18 dias para aplicar vacinas da covid já distribuídas

 Municípios levam 18 dias para aplicar vacinas da covid já distribuídas

Imagem ilustrativa / João Viana/Prefeitura de Manaus

Os municípios brasileiros levam, em média, 17,8 dias para aplicar vacinas contra a covid-19 já entregues aos Estados pelo governo federal. Esse é o tempo que passa do momento que as doses são entregues à capital do Estado até a aplicação. A informação é do Poder360.

O veículo compilou as informações de distribuição de doses do painel LocalizaSUS, do governo federal, e das plataformas covid19br e coronavirusbra1, que reúnem o número de aplicações divulgadas pelas secretarias estaduais. O período considerado foi de 1º de março de 2021 até as 15h de 15 de abril.

Ainda de acordo com o jornal, primeiro, verificou-se o total de doses distribuídas em cada uma das datas desse período. Depois, foi calculado quanto tempo levou para que o acumulado de doses recebidas em cada dia fosse aplicado. O cálculo de 17,8 dias é uma média. Em 26 de março, por exemplo, o governo federal tinha distribuído 33,6 milhões de doses aos Estados desde o começo da pandemia. Essas 33,6 milhões de vacinas só foram aplicadas em 15 de abril, segundo os números informados pelas Secretarias estaduais da Saúde. São 20 dias de diferença.

Antes os Estados precisavam fazer uma reserva para o uso da 2ª dose. Ou seja, guardar vacinas. O Ministério da Saúde liberou o uso de todas as doses em 21 de março. Não houve, porém, redução nos dias que se leva até a aplicação total das vacinas recebidas. Todas as entregues até 21 de março, por exemplo, demoraram 19 dias para serem aplicadas. Já o montante entregue até 26 de março foi aplicado integralmente 20 dias depois, informa a publicação.

Tiago Lopes

Sou Jornalista, formado no início de 2020. Mantenho o Ler Agora desde dezembro de 2018. Escrevo sobre política. Siga no Twitter: @tiagolopes_jorn

Outras Notícias

Criado por: Inove Criações