Facebook supostamente reduz alcance de jornais de esquerda, diz site

 Facebook supostamente reduz alcance de jornais de esquerda, diz site

from Honolulu, HI, United States

Digiqole ad

O plano teria sido aprovado pessoalmente por Mark Zuckerberg, fundador da rede social. Através de uma mudança no algoritmo, o Facebook passou a reduzir o alcance de jornais no ano de 2017, no entanto, sites com viés à esquerda tiveram um impacto maior na redução de visibilidade. A reportagem é do Wall Street Journal (WSJ) e foi repercutida pelo site de tecnologia The Verge.

O diretor editorial de crescimento e estratégia da Mother Jones, Ben Dreyfuss, relatou que em reuniões com executivos do Facebook, foi garantido que embora o tráfego pudesse cair não seria de “uma maneira que favorecesse ou desfavorecesse qualquer publicação ou classe de editor”.

Segundo o WSJ, alguns executivos de política da rede demonstraram preocupações, em 2017, sobre mudanças pendentes no algoritmo do feed de notícias que eles acreditavam que poderiam ter um impacto maior em sites de notícias de direita, como o Daily Wire. Dessa forma, os programadores fizeram alterações no algoritmo que teriam um impacto negativo maior no tráfego para jornais inclinados para a esquerda.

Em 2019, os editores da Mother Jones informaram que a audiência advinda do Facebook teve uma redução acentuada, o que refletiu numa perda de cerca de US$ 600.000 em 18 meses.

Tiago Lopes

Sou Jornalista, formado no início de 2020. Mantenho o Ler Agora desde dezembro de 2018. Escrevo sobre política. Siga no Twitter: @tiagolopes_jorn

Outras Notícias

Criado por: Inove Criações