Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos

 Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos

Gage Skidmore de Peoria, AZ, Estados Unidos da América

O democrata Joe Biden será o novo presidente dos Estados Unidos, com Kamala Harris na vice-presidência. O desfecho da eleição é previsível e deve se confirmar a qualquer momento. Projeções e estatísticos já cravam a vitória do democrata. O cenário para Donald Trump não é tão animador, visto que os votos que faltam apurar são os do correio, onde Biden tem tido ampla vantagem.

Confirmada a previsão de que sairá vitorioso na Pensilvânia, Biden será consagrado vencedor, garantindo 273 votos do Colégio Eleitoral em meio a uma disputa ferrenha com Trump. No momento, ele tem 264 votos e Trump 214; são necessários ao menos 270 delegados para vencer.

O estatístico Nate Cohn, do New York Times, publicou em sua conta do Twitter: “É só uma questão de tempo”. “Na Pensilvânia, Biden está a caminho de acumular uma vantagem de cerca de 80 mil votos antes da contagem das cédulas provisórias”.

Por sua vez, a Decision Desk HD, empresa que divulga projeções e resultados eleitorais nos EUA, anunciou a vitória do democrata na Pensilvânia e, consequentemente, sua eleição.

Biden, que quebrou o recorde de Barack Obama ao receber mais de 73 milhões de votos, ainda aparece, no momento de publicação desta matéria, às 17h30, desta sexta-feira (6), à frente de Trump nos estados-chave de Michigan, Arizona, Nova Hampshire, Wisconsin e Geórgia, nos quais a contagem de votos segue em andamento.

Biden deve assumir o governo em janeiro de 2021 e vai ter que enfrentar a maior crise sanitária do século num país polarizado politicamente. Os EUA registram mais de 230 mil mortes e oito milhões de infectados em decorrência da pandemia.

Até a contagem das cédulas que chegaram por correio na manhã desta sexta-feira (6), Trump tinha vantagem de votos na Pensilvânia. Apesar da apuração ainda estar em andamento, a tendência é que o democrata continue a ampliar a vantagem sobre Trump, que já não conseguirá alcançá-lo nos Colégios Eleitorais.

No voto popular, Biden recebeu, até o momento, mais de 73,803,730 contra cerca de 69,685,325 de Trump.

Retrospectiva

Hoje com 77 anos, Biden fez história na carreira política após ser eleito para o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barack Obama entre os anos de 2009 a 2017, além de ser eleito por seis mandatos consecutivos como senador pelo estado de Delaware.

Tiago Lopes

Sou Jornalista, formado no início de 2020. Mantenho o Ler Agora desde dezembro de 2018. Escrevo sobre política. Siga no Twitter: @tiagolopes_jorn

Outras Notícias

Criado por: Inove Criações