‘Príncipe’ manipula fala de Toffoli para atacar o Congresso e STF (artigo)

 ‘Príncipe’ manipula fala de Toffoli para atacar o Congresso e STF (artigo)

O deputado federal, Luiz Philippe de Orléans e Bragança, foi às redes sociais, nesta terça-feira (3), para dizer que as “Instituições não são a democracia”, apesar de “representarem o Estado de Direito”.

“A democracia é vontade popular. Atacar a vontade popular é que é atacar a democracia. E quem tem atacado tanto estado de direito quanto a vontade popular é o STF”.

O autointitulado “príncipe” criticou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, por afirmar que “quando você ataca as instituições, ataca a democracia”.

O deputado, claramente, é mal-intencionado ou tem um sério problema de interpretação. As Instituições fazem parte da Democracia e cada qual têm sua função. O Congresso (Casa do Povo), alvo preferencial do bolsonarismo, tem como função fiscalizar os outros Poderes. Já o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a função de proteger a Constituição, sendo a mais alta instância do Poder Judiciário.

O “príncipe” deseja um Congresso e STF submissos a um novo poder moderador, como ocorria no período da monarquia. Dessa forma, se bem sucedido, o Poder Executivo (Jair Bolsonaro) julga e faz as suas próprias leis.

Da Redação

Outras notícias

Criado por: Inove Criações