Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, morre aos 56 anos

Steve Harwell é o ex-vocalista da banda de rock Smash Mouth, mais conhecido pelo onipresente hit de 1999 “All Star”. Ele tem 56 anos.

Sua morte, confirmada em sua casa em Boise, Idaho, pelo empresário da banda, Robert Hayes, foi atribuída a insuficiência hepática.

Smash Mouth foi fundado em 1994 em San Jose, Califórnia, e era composto por Harwell, vocalista, Kevin Coleman na bateria, Greg Camp na guitarra e Paul de Lisle no baixo. A banda estreou com o single “Walkin’ on the Sun”, de 1997, que apareceu em seu álbum de estreia, “Fush You Mong”.

“‘Walkin’ on the Sun’ mudou a música. Mudou a maneira como as pessoas ouviam música”, disse Harwell. Pedra rolando em 2019. “É tão diferente e tão incomum, é tão especial. Tinha aquele som que criamos. Pergunte a qualquer um que tentou nos copiar, você não pode. Você não pode.”

A banda alcançou um sucesso ainda maior em 1999 com o lançamento de seu próximo álbum, “Astro Lounge” e seu álbum no topo das paradas, “All Star”. A canção indicada ao Grammy apareceu em vários filmes e ganhou nova popularidade dois anos depois, quando apareceu nos créditos de abertura de “Shrek”, o filme de animação vencedor do Oscar sobre um ogro dublado por Mike. Myers.

“Não tínhamos ideia do quão grande seria ‘Shrek’”, disse Harwell em uma entrevista de 2019 à Rolling Stone.

Desde então, “All Star” viveu Melhor fonte para pegadinhas online. Quase 25 anos depois, o som da voz de Harwell ainda está ligado às linhas de abertura reconhecíveis da música: “Alguém uma vez me disse / o mundo vai rolar sobre mim / eu não sou a ferramenta mais afiada do galpão.”

READ  Principais executivos de estúdios participam de negociações de greve de roteiristas

“All Star” tem mais de um bilhão de streams no Spotify. “Eu ando ao sol” e “I’m a Believer”, um cover da música dos Monkeys “Shrek”A trilha sonora também recebeu centenas de milhões de streams.

Harwell deixou a banda em 2021 e deixou de se apresentar após uma apresentação ao vivo no interior do estado de Nova York. Naquela época ele foi visto uso calunioso de suas palavras e palavrões. No início daquele ano, Harwell fez uma pausa nas apresentações ao vivo devido a problemas cardíacos, de acordo com vários relatos da mídia da época.

Smash Mouth, que tem uma formação rotativa há anos, não lança um novo álbum de estúdio há uma década, mas lançou novos singles este ano, incluindo “Underground Sun”, com um vocalista diferente.

A banda ainda se apresenta – incluindo um show marcado para sábado em Illinois – mas sempre estará associada ao “All Star” que Harwell conheceu.

“Ninguém mais poderia ter cantado essa música.” Harwell disse à Rolling Stone em 2019. “Não teria sido como é agora. Eu poderia ter dado aquela música para um milhão de bandas que tentariam fazê-la e isso nunca teria acontecido.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top