Wagner pede suspensão de uso da Força Nacional em assentamentos na Bahia

 Wagner pede suspensão de uso da Força Nacional em assentamentos na Bahia

um Projeto de Decreto Legislativo foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) com o objetivo de sustar uma portaria do Ministério da Justiça que permite o uso da Força Nacional (FNSP) nos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) localizados nos municípios de Prado e Mucuri, no estado da Bahia.

Segundo a Agência Senado, Wagner solicitou explicações dos órgãos federais sobre o motivo da intervenção, já que, segundo o parlamentar, o “governo da Bahia não foi previamente informado e demandado, como se exige em uma República federativa”. O senador declarou que a população baiana foi surpreendida com a decisão do governo federal de enviar a FNSP ao estado da Bahia.

“A presença da Força Nacional de Segurança Pública, no território de uma unidade federativa clama por requisitos legais que, ao que parece, não foram respeitados. Assim sendo, faz-se que o Senado Federal, sempre atento aos ditames legais, não admita qualquer interferência indevida nos estados. Assim, é da maior urgência o cancelamento desta portaria, para que não permaneça a quebra do Pacto Federativo”, argumentou.

“Estamos atentos e não admitiremos qualquer interferência indevida no estado. O governo federal precisa esclarecer a base legal utilizada para essa ação”, publicou Wagner em sua conta nas redes sociais.

Tiago Lopes

Sou Jornalista, formado no início de 2020. Mantenho o Ler Agora desde dezembro de 2018. Escrevo sobre política. Siga no Twitter: @tiagolopes_jorn

Outras Notícias

Criado por: Inove Criações